Efluentes são resíduos gerados principalmente através de processos industriais e redes de esgotos, e seus efeitos no meio ambiente são significativos. A utilização do Ozônio em efluentes é fundamental, pois o volume de efluentes gerado é gigantesco, e os benefícios que o Ozônio traz nesse processo é equivalente a esse volume.

É importante explicarmos como o mecanismo do Ozônio em efluentes funciona:

O Ozônio reage com os orgânicos para quebrá-los em compostos mais simples. Combinados com carvão ativado, estes podem ser removidos. Esta água pode então ser tratada com baixo teor de cloro, entre 0,2 a 0,3 ppm para manter o saneamento no sistema de distribuição. Dessa forma, não serão formados THMs. Os THMs foram implicados como agentes cancerígenos no desenvolvimento de câncer de rim, bexiga e cólon.

O Ozônio é usado como desinfecção primária para cuidar da desinfecção no estágio primário. No entanto, a desvantagem do Ozônio neste caso particular é a sua meia-vida muito curta.

Como resultado, não há Ozônio na água enquanto está sendo transportado em tubulações até o ponto de consumo. A fim de controlar a reprodução bacteriana na água sob transporte, alguma quantidade de cloro é injetada o suficiente para manter o nível desejado de desinfetante residual na água até atingir o ponto de consumo. O resultado é que a água tem um nível muito mais baixo de compostos cancerígenos nocivos, em parte porque o Ozônio reduz os orgânicos na água e em parte porque há menos quantidade de cloro usado do que de outra forma.

O Ozônio é injetado na água usando injetores (recirculação) dentro de um grande tanque de contato para transferir em massa a camada de Ozônio para a água. O tanque de contato serve para fornecer tempo residual suficiente para completar as reações de desinfecção e oxidação.

Ozônio em efluentes é um avanço gigantesco na preservação do meio ambiente, gerando menos resíduos quimicos e acelerando o processo de limpeza, além da redução de custos no processo.

É importante salientarmos que estamos em um momento onde as empresas estão sendo observadas com perspectivas mais amplas do que apenas fornecedoras de produtos e serviços pelos seus potenciais consumidores. Uma das questões que atualmente pesam muito é a sustentabilidade, e o Ozônio pode cooperar grandemente para que sua empresa possa ser vista como colaboradora nesse importante quesito, e se tornar uma Empresa ECO FRIENDLY.

Pense nisso.