Sentir dor não é uma boa experiência para ninguém, agora imagine sentir o mesmo incômodo por mais de três meses. Pois saiba que essa é a realidade dos pacientes diagnosticados com dor crônica.

Conviver com a dor constante pode, por vezes, ter um considerável impacto negativo na qualidade de vida das pessoas e dificultar a realização de atividades cotidianas. No entanto, o paciente pode contar com uma poderosa aliada para aliviar as incômodas dores: a Ozonioterapia.

Neste ARTIGO, falaremos sobre como a Ozonioterapia pode ajudar pacientes que sofrem com a dor crônica, confira:

O que é a dor crônica?

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor (SBED), mais de 30% da população brasileira sofre com a dor crônica, revelando a importância de falar sobre o assunto. Vamos entender do que se trata!

A dor crônica é recorrente e persiste por, no mínimo, três meses. Em comparação com a dor aguda, que se caracteriza como um sintoma indicando que algo não está bem e induz à uma procura por ajuda médica, a dor crônica não possui utilidade biológica. Isso significa que ela não necessariamente revela que há uma outra doença causando-a, sobretudo porque na maioria dos casos não existe causa aparente.

Paradoxalmente, por se tratar de um sintoma, a dor crônica se comporta como uma doença, pois apresenta sintomas próprios como imobilidade, incapacidade, dependência, depressão, alterações no sono e no apetite, ansiedade, estresse, entre outras complicações.

Classificação das dores crônicas

As dores crônicas são classificadas em três grupos principais:

Dor nociceptiva ou somática

Caracterizada pelo surgimento após uma lesão ou inflamação dos tecidos, mas que também pode ser desencadeada depois de uma queimadura, corte ou rompimento dos ligamentos.

Dor neuropática

Esse tipo de dor crônica é caracterizado por uma disfunção do sistema nervoso, geralmente acompanhada de queimação ou formigamento pelo corpo. Dentre as possíveis causas, podemos citar a Síndrome do Túnel Do Carpo, infecções decorrentes de substâncias tóxicas ou até mesmo após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dor mista ou inespecífica

Como o próprio nome já revela, a dor mista é causada por componentes tanto da dor nociceptiva quanto da dor neuropática. No entanto, por vezes, o motivo da dor é desconhecido, ou seja, não é identificada uma causa aparente.

Como a Ozonioterapia alivia as dores crônicas?

A utilização da Ozonioterapia vem se tornando cada vez mais recorrente nos tratamentos complementares de diversas doenças, se destacando em efetividade quando se trata do controle das dores crônicas!

Para o alívio de dores crônicas como a Fibromialgia, Síndrome da Fadiga Crônica e distúrbios autoimunes, a Ozonioterapia é uma das principais modalidades terapêuticas. Isso se deve ao fato de que as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do gás aliviam as dores e corrigem o estresse oxidativo, que é um sintoma recorrente nas doenças inflamatórias crônicas.

Tenha a Ozonic como aliada!

A Ozonic possui geradores de ozônio de tecnologia avançada para proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes por meio da Ozonioterapia, contando com geradores portáteis e digitais dedicados exclusivamente para essa aplicação. Para saber mais sobre nossos produtos, clique aqui e entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *